Introdução: O projeto de monitoria em Estética Capilar teve como finalidade apoiar o processo de ensino e aprendizagem. A monitoria se apresentou como um espaço de desenvolvimento pessoal e profissional, especialmente para que se pudesse enfrentar desafios como timidez ou insegurança inicial. Além disso, dentro do ambiente acadêmico é possível desenvolver aspectos de entendimento de mundo e exposições de ideias. Mesmo tendo cursado previamente a disciplina, estar na monitoria traz o reforço ou novas percepções sobre determinado assunto, como explicitado por Shneider apud Fernandes et al. (2006, p.37) em “as frequentes discussões em sala levam os estudantes a construção de um senso crítico voltado para temas atuais. Estas discussões são enriquecidas com a participação do monitor que teve uma experiência anterior da disciplina e instiga os discentes aos debates.” O suporte da professora responsável e a receptividade das alunas contribuíam positivamente para a minha experiência, justificando a importância da execução do projeto como complemento à minha formação. “O processo de aprendizagem no ensino superior apresenta características diferentes comparados ao ensino básico. A mesma apresenta-se de caráter construtivo no processo pedagógico, ou seja, o estudante junto com o professor torna-se ativo no processo de obtenção de conhecimentos (Severino,2007).”. O ensino superior tem alta influencia em sua formação pessoal e profissional. Dito isso, o processo de monitoria se tornou mais leve com o apoio da professora e de alunas. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada na monitoria de Estética Capilar, destacando os ganhos pessoais e profissionais, além das contribuições da prática para esse processo. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. A atividade foi realizada entre fevereiro e maio de 2025. Participaram do projeto a professora responsável, alunas do curso de Estética e cosmética e a monitora bolsista. Foram utilizados produtos e equipamentos específicos de estética capilar, como shampoos, máscaras, óleos essenciais, argilas, entre outros. As atividades foram divididas entre observação, apoio às práticas, orientação das alunas e auxílio na organização do espaço de aula. Resultados parciais e Discussão: No início da monitoria, foi observado um certo nervosismo e insegurança da minha parte, por ser a primeira experiência nessa função. Com o tempo, houve uma adaptação natural e progressiva, graças à confiança depositada pela professora desde o início e à boa relação estabelecida com as alunas. Essa vivência proporcionou uma superação da timidez, além de despertar interesse por outras áreas profissionais dentro da estética. O papel da monitoria se mostrou essencial para o amadurecimento pessoal e o fortalecimento de habilidades interpessoais e técnicas. Considerações finais: A experiência de monitoria em Estética Capilar demonstrou-se enriquecedora para a formação acadêmica e pessoal, contribuindo significativamente para seu desenvolvimento profissional. O projeto favoreceu a construção de um ambiente mais colaborativo entre alunos e professores e permitiu o surgimento de novos interesses profissionais. Como sugestão de melhoria, destaca-se a importância de uma preparação prévia mais detalhada para os monitores iniciantes.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.