Monitoria em estética capilar : Vivências, desafios e desenvolvimento pessoal

  • Autor
  • Maria Rita dos santos moura
  • Co-autores
  • Maria Odéli Lima Gonçalves
  • Resumo
  • Introdução: O projeto de monitoria em Estética Capilar teve como finalidade apoiar o processo de ensino e aprendizagem. A monitoria se apresentou como um espaço de desenvolvimento pessoal e profissional, especialmente para que se pudesse enfrentar desafios como timidez ou insegurança inicial. Além disso, dentro do ambiente acadêmico é possível desenvolver aspectos de entendimento de mundo e exposições de ideias. Mesmo tendo cursado previamente a disciplina, estar na monitoria traz o reforço ou novas percepções sobre determinado assunto, como explicitado por Shneider apud Fernandes et al. (2006, p.37) em “as frequentes discussões em sala levam os estudantes a construção de um senso crítico voltado para temas atuais. Estas discussões são enriquecidas com a participação do monitor que teve uma experiência anterior da disciplina e instiga os discentes aos debates.” O suporte da professora responsável e a receptividade das alunas contribuíam positivamente para a minha experiência, justificando a importância da execução do projeto como complemento à minha formação. “O processo de aprendizagem no ensino superior apresenta características diferentes comparados ao ensino básico. A mesma apresenta-se de caráter construtivo no processo pedagógico, ou seja, o estudante junto com o professor torna-se ativo no processo de obtenção de conhecimentos (Severino,2007).”. O ensino superior tem alta influencia em sua formação pessoal e profissional. Dito isso, o processo de monitoria se tornou mais leve com o apoio da professora e de alunas. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada na monitoria de Estética Capilar, destacando os ganhos pessoais e profissionais, além das contribuições da prática para esse processo. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. A atividade foi realizada entre fevereiro e maio de 2025. Participaram do projeto a professora responsável, alunas do curso de Estética e cosmética e a monitora bolsista. Foram utilizados produtos e equipamentos específicos de estética capilar, como shampoos, máscaras, óleos essenciais, argilas, entre outros. As atividades foram divididas entre observação, apoio às práticas, orientação das alunas e auxílio na organização do espaço de aula. Resultados parciais e Discussão: No início da monitoria, foi observado um certo nervosismo e insegurança da minha parte, por ser a primeira experiência nessa função. Com o tempo, houve uma adaptação natural e progressiva, graças à confiança depositada pela professora desde o início e à boa relação estabelecida com as alunas. Essa vivência proporcionou uma superação da timidez, além de despertar interesse por outras áreas profissionais dentro da estética. O papel da monitoria se mostrou essencial para o amadurecimento pessoal e o fortalecimento de habilidades interpessoais e técnicas. Considerações finais: A experiência de monitoria em Estética Capilar demonstrou-se enriquecedora para a formação acadêmica e pessoal, contribuindo significativamente para seu desenvolvimento profissional. O projeto favoreceu a construção de um ambiente mais colaborativo entre alunos e professores e permitiu o surgimento de novos interesses profissionais. Como sugestão de melhoria, destaca-se a importância de uma preparação prévia mais detalhada para os monitores iniciantes.

  • Palavras-chave
  • Estética capilar. Monitoria. Relato de experiência. Ensino técnico. Desenvolvimento pessoal.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências da Saúde
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II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).

Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.

Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

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    • Objetivo: Descrever o objetivo principal do trabalho.
    • Metodologia: Informar o tipo de estudo, período de realização, sujeitos envolvidos e materiais/processos utilizados.
    • Resultados parciais e Discussão: Apresentar os resultados alcançados até o momento ou descrever as experiências observadas.
    • Considerações finais: Sintetizar os resultados, contribuições e limitações do projeto.
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
  • Espaçamento: Simples, justificado.

Palavras-chave

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  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

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  • Ciências da Saúde
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Comissão Organizadora

Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.